Paletas de sons da Cava

Composição, programação, visuais:Luiz Naveda

Materiais e técnicas:sistemas interativos, gravações de campo (som), síntese sonora, escaneamento 3D.2024

Operação

O ambiente interativo permite que a trilha musical de fundo seja controlada pelos comandos localizados na aba Music, no canto superior esquerdo. Ao clicar sobre as pedras, suas rotações são congeladas, e sons captados diretamente no ambiente da cava são reproduzidos como uma paleta sonora do processo. As pedras exibidas na tela foram digitalizadas a partir de exemplares coletados na cava e os sons são excertos de gravação de campo.

Ficha Técnica

Esta obra interativa apresenta uma paleta multimodal composta por sons coletados no ambiente da cava. As pedras representadas carregam, em sua forma, cor e textura, uma memória material da decomposição da montanha - matéria física, paisagem natural, paisagem sonora. A memória visual é evocada pela textura das pedras, suas fraturas expostas e a conexão simbólica com o ambiente decomposto — a montanha que foi desfeita. A memória sonora reflete o impacto das ações humanas: os sons gerados pelas colisões ecoam fragmentos da paisagem sonora, uma paisagem agora violentada com o silêncio da presença da cava e o eco da ação de pessoas.

A trilha sonora eletrônica simboliza o ciclo completo do processamento do minério, um arco que conecta som-minério-som: a paisagem em explosão, explosão da pedra ao metal, do fio ao computador, a recomposição simbólica, do símbolo ao circuito, circuito ao alto-falante e, novamente, ao som. O áudio combina elementos como instrumentos de percussão virtual, síntese sonora (sons 1 e 2) e as máquinas em operação no fundo. Essa última camada sonora representa uma presença grave, insistente e desorientadora — a pré-violência que anuncia e acompanha o silêncio subsequente.