Natural de Bogotá, Colômbia, o artista da dança @vladocinesis é formado pela Academia Superior de Artes de Bogota e mestre pela Universidad Paris 10 (França).
Como dançarino, trabalhou com várias companhias na América Latina e na Europa: L’Explose, Psoas, Faizal Zeghoudi, Déjadonné, Adarte, Coraline Lamaison, Physical Momentum, entre outras.
Em 2003, fundou a companhia @cortocinesis_com, em Bogotá, e recebeu vários prêmios e apoios de criação, dentre os quais destaca-se o “Premio Nacional de la Danza” (2010), com a peça “Papayanoquieroserpapaya”.
Em 2015, cofundou o espaço de investigação, criação e entretenimento La Futilería, também em Bogotá.
Em 2021 e 2023, recebeu o prêmio “Movimiento en escena y coreografea” da ACPT (Asociación de Críticos y Periodistas de Teatro de México), por sua colaboração com a companhia Teatro de
Ciertos Habitantes.
Em 2022, estreou “Fantômes” no “Festival Impulsion#8”, em Lyon (França), uma coprodução colombo-francesa com as companhias Qalis (França) e Cortocinesis (Colômbia).
No ano seguinte, apresentou sua versão de “Carnaval de los Animales”, de Camille Saint Saëns, resultado de uma coprodução do do Teatro Julio Mario Santo Domingo e da companhia Cortocinesis.
Como coreógrafo, Vladimir Rodriguez é regularmente convidado para colaborar com companhias e participar de processos artísticos em países como México, Brasil, Equador, Costa Rica e Panamá.